Transporte ativo, pinocitose, exocitose e fagocitose

O transporte ativo, basicamente, se resume ao ato da célula realizar trocas com o meio de um modo que gaste energia (ATP). Nesse caso é importante estar atento ao fato que esse se opõe ao processo de difusão e osmose que, expontaneamente, fazem trocas com o meio de modo a haver uma igualdade entre o externo e o interno. Outro valor agregado ao transporte ativo é que, em muitos casos, a concentração de determinada substância no interior da célula é muito mais baixa ou alta do que no externo. Ex. Caso das hemácias onde o interior possui mais potássio, enquanto no sangue há uma maior concentração de sódio. (bomba de sódio e potássio)

Caracteristícas gerais:

- Ocorre contra o gradiente de concentrações, isto é, substância passa do local de menor concentração para o de maior
- Há gasto de energia pela célula
- depende de moléculas transportadoras especiais

A Pinocitose é o processo utilizado pela célula para absorver partículas muito pequenas ou líquidas. Estas ocasionam, por meio da invaginação da membrana plasmática, a absorção das particulas, formando "vesículas" que posteriormente se fundem aos lissosomos.

A Exocitose ou Clasmocitose ocorre contrariamente a pinocitose, ou seja, quando ocorre o processo inverso. Os vacúlos fundem-se à membrana plasmática e lança secreções para o exterior. Ex. Pâncreas

A Fagocitose consciste no envolvimento de partículas de grandes tamanhos e, normalmente, sólidas através da dobra da membrana plasmática envolvendo tais particulas. A partir disso, no interior da célula ocorre a formação de vacúolos digestivos. Ex. Glóbulos brancos do sangue que fagocitam (englobam) bactérias e outras particulas para proteger o organismo.

6 comentários:

  1. Parabens Fer... muito bom seu texto sobre Transporte ativo ...
    Bem simples e objetivo, a linguagem gostosa tbm ... ficou massa ...
    Estamos fazendo um bom trabalho ...
    Se cuida, até mais

    Thi

    ResponderExcluir
  2. Bom texto vamos ver agora oque minha professora acha.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto. Simples e fácil de entender. Continue produzindo. Parabéns.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muito claro, facil de entender ..

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada,me ajudou muito. Muito boa a explicação,parabéns <3.

    ResponderExcluir