O Processo de Independência

A Queda do Antigo Regime - Séc. XVII E XVIII


A Queda do Antigo Regime foi um dos fatores principais para o processo de independência, pois antes vigorava o que era o Mercantilismo, como modelo econômico, o político era o Absolutismo, e o social caracterizava em uma sociedade estamental
Com a Revolução industrial o mercantilismo entrou em crise, pois o novo modelo econômico não admitia barreiras ao consumo, tais como monopólio comercial e a escravidão.
Com a Revolução Francesa o modelo do Absolutismo entrou em crise agregando ainda a Independência dos EUA, para solidificar o colapso do antigo regime. O declínio colonial também foi presente para o rompimento do pacto, após a Mineração, as aeras exploradas iniciaram pequenas civilizações, e o surgimento de uma recente classe média. Os interesses propostos pela metrópole começaram a divergir com os da colônia, gerando um enfraquecimento do Sistema Colonial.

O Período Joanino (1808-1821)

Com a expansão do império Frances, a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil, em decorrência da invasão napoleônica em suas terras. Com a vinda de D. João VI , foi extinto o monopólio comercial entre Brasil X Portugal. Importante lembrar que as tarifas alfandegárias para importações eram 24%. O Rio de Janeiro destacou se com o crescente e inusitado movimento econômico.
Com a permanência da corte real, permitiu a criação de um aparelho de estado, que foi quase todo aproveitado após a independência.
Os ingleses tiveram sempre uma alta influencia sobre nossa política e economia. Em 1810 foi assinado 3 Tratados impostos pela Inglaterra sobre a corte portuguesa:
• Taxas Alfandegárias Preferenciais: Apenas 15% sobre a importação de produtos Ingleses
• Tribunais especiais para os súditos ingleses: Os cidadãos Britânicos não se sujeitavam as leis portuguesas.
• Direito de uma esquadra Inglesa no Brasil
Foi elevado também á categoria do Brasil para Reino Unido a Portugal em 1815,
também neste ano com a derrota definitiva de Napoleão, iniciou um forte movimento em Portugal exigindo a volta de D. João XI. O movimento caracterizava na abolição do Absolutismo. Os revoltosos dominaram Lisboa, e determinaram uma eleição de Cortes (parlamento), contudo para ser aprovada a primeira constituição do Reino.
Em 1821 D. João embarcou para Portugal, e deixou seu filho D. Pedro incumbido de reger o Brasil

A Regência de D. Pedro I (1821-1822)

Os lusos e brasileiros entraram em choques após a saída de D. João, pois os portugueses queriam recolonizar o Brasil, a fim de restabelecer o monopólio comercial e enviar recursos necessários para expandir a economia portuguesa. No entanto era inviável tal prática, pois contrariava os interesses brasileiros, e os portugueses não dispunham de condições militares e nem políticas para exercer seus interesses sobre o Brasil.
Com isso D. Pedro e a Elite agrária brasileira, resistiram aos interesses portugueses, o que resultou na Independência em 1822, todavia o modelo estrutural do Brasil não teve nenhuma alteração, pois a independência foi controlada pela classe dominante, permanecendo a estrutura agrária, latifundiária, escravista e dependente do mercado externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário