Sistema circulatório

- circulação aberta: tipo de circulação em que o sangue ou hemolinfa sai do interior dos vasos e entra em contato direto com as células. Ocorre em artrópodes e na maioria dos moluscos.- circulação fechada: tipo de circulação em que o sangue flui exclusivamente dentro dos vasos.Não há contato direto entre o sangue e as células. Ocorre em anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados.
- circulação simples: tipo de circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração branquial.- circulação dupla: tipo de circulação em que o sangue passa duas vezes pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração pulmonar.
- circulação dupla incompleta: tipo de circulação em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração ou na comunicação entre a artéria aorta e a pulmonar. Presente em anfíbios e répteis.
- circulação dupla completa: tipo de circulação em que não ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração. Presente em aves e mamíferos.
- sangue venoso: sangue cuja taxa de gás carbônico é maior que a de oxigênio.
- sangue arterial: sangue cuja taxa de oxigênio é maior que a de gás carbônico.

O sistema circulatório humano

O sistema circulatório é formado pelo sangue, coração e pelos vasos sanguíneos. Tem como função transportar nutrientes, gases, células de defesa, hormônios e produtos de excreção por todo o corpo.O sangue circula pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e compõe-se de células dispersas num líquido amarelado, o plasma. As artérias o conduzem do coração para os órgãos e tecidos do corpo, enquanto nas veias ele flui em sentido inverso.O coração é um órgão musculoso dividido em quatro câmaras: duas superiores (átrios ou aurículas) e duas inferiores (ventrículos). Pelo lado direito só circula sangue venoso, rico em CO2.Pelo esquerdo, sangue arterial, rico em O2. No sistema, o sangue percorre um circuito fechado.Após passar pelos tecidos, chega ao coração pelas veias cavas. Entra no átrio direito, passa para o ventrículo direito e parte para os pulmões, onde será oxigenado. Retorna ao coração pelas veias pulmonares, ligadas ao átrio esquerdo. Desse, passa para o ventrículo esquerdo, de onde vai para o corpo pela aorta.

*Rosana dos Santos Jordão é professora de biologia e ciências da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP

3 comentários:

  1. Fer ficou massa... tenho certeza que irá cair isso no simuladão semana que vem...
    Lembrei do Bene falado sobre isso...

    Valew se cuida velho

    ResponderExcluir
  2. é um resumo legal, peguei na net mesmo. Aborda os principais aspectos, mas não fala sobre os sistemas circulatórios não humanos, ou seja, anfíbios, repteis, aves, etc. Pretendo fazer um resumo no fds e atualizar os dados.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Garotos.. Estou certa de q esse ano serão Bixos Unicamp.. Torço por vc's!

    ResponderExcluir