Urbanização

- Crescimento urbano é o desenvolvimento natural da população das cidades acompanhando as médias nacionais ou regionais, sem contar com fatores externos.

- Urbanização é o crescimento anormal da população das cidades, consistindo em ser além das médias, contando com fatores externos (movimentos migratórios)

Crescimento urbano > média do país > crescimento da população rural

Associado à revolução industrial, a população antes era de 2,4% nas cidades. Atualmente, chega a mais de 50%.

Urbanização no Brasil

Nas últimas décadas o Brasil conheceu um intenso processo de urbanização, visto ser primordialmente um país adrário. Com a chegada da indústia e a desvalorização do trabalho no campo, gerou-se um acenturado aumento populacional nas cidades, invertendo a situação nacional para a de país urbanizado.
Outro fator determinante é a implantação de novas tecnologias no setor rural, o que substitui o trabalho do homem na lavroura, posto a implantação de valores econômicos capitalistas.
A maior concentração do ocorrido é na Região Sudeste.

Hierarquia urbana

Cidades se distingüem não apenas pela população, mas também por sua infra-estruturas.

- Centro regional: Cidade que comanda um pequeno número de localidades à sua volta, mas não invade outro centro regional.
- Capital regional: Cidade que exerce influência sobre diversos centros regionais polarizados ao seu redor
- Centro submetropolitano: cidade com acentuado poder de polarização, que sobrepõe uma influencia à algumas capitais reagionais, porém sem dispor de independência em relação à metrópole regional de sua área.
- Metrópole regional: cidade cuja influência ultrapassa os limites estaduais, polarizando diversas capitais regionais. Possui serviços mais qualificados e maior população.
- Metrópole nacional: cidade que comanda toda a rede urbana nacional, englobando metrópoles regionais e afluentes. Ex. São Paulo e Rio de Janeiro.
- Megalópole: No Brasil se fala da união cada dia maior entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Metropolização

A urbanização intensa acabou formando conurbações - aglomerações urbanas abrangendo dois ou mais municípios administramente distintos que, pelo aumento populacional, tendem a constituir uma única unidade de fluxo de bens, serviços e pessoas. Podem apresentar uma paisagem urbana contínua.
Com isso, denominou-se regiões metropolitanas áreas formadas pelos maiores municípios do país e por aqueles a ele conturbados, visando o planejamento global e a integração dos serviços.

2 comentários:

  1. Outro texto muito bacana Fer ... muito legal a explicação ... a unica coisa que gostaria de ressaltar é sobre aqui

    "Outro fator determinante é a implantação de novas tecnologias no setor rural, o que substitui o trabalho do homem na lavroura, posto a implantação de valores econômicos capitalistas."

    ... isso tudo podemos dizer que foi a "Revolução Verde".

    Fer sabe o que seria legal, colocarmos todos os processos migratórios no Brasil, lembro-me que o Evandrão passou uns 10 pra gente ... vale a pena recordar ...

    Muito bom, até mais


    Thi

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não anotei os processos migratórios, se você puder complementar o post agradeço!

    ResponderExcluir