O Primeiro Reinado (1822-1831) - Parte I

Introdução

Após o a Independência de Portugal o Primeiro Reinado é considerado ainda como parte do processo de independência. Na realidade a estrutura governamental ainda era constituída na maior parte por portugueses, contudo D. Pedro era mais ligado com a política portuguesa do que a Brasileira. Esse fato levava alguns políticos como também a opinião publica a perceber que em qualquer momento poderíamos a senão voltar a posição de colônia, ou pelo menos a de Reino Unido.
A independência do Brasil teve a Elite agrária como provedora, assim nada mudou para a sociedade quando o Brasil tornou-se independente. Embora algumas classes sociais tivessem apoiado a independência, nada conseguiram.
As reformas profundas e estruturais não interessavam as classes dominantes, pelo fato de continuarem com a mesma visão de Colônia, destacando os plantations e a mão-de-obra escrava. A figura de um monarca no país extremamente importante para as elites, pois com ele poderia se assegurar que nenhuma transformação política/economia iria acontecer, permanecendo estável o país da maneira que queriam.

• Na Política Externa -> Mantiveram uma Aliança com a Inglaterra, a maior compradora de produtos brasileiros, que eram produzidos pelos grandes latifundiários

• Na Política Interna -> Evitaram qualquer transformação no poder econômico e político do país.

Visando colocar em prática este sistema político, era necessário criar um aparelho de estado, e ser implantado em todo o país. Criar o sistema não foi tarefa difícil, pois a vinda da corte com o D. João proporcionou sua criação.
O grande problema foi colocá-lo em prática, o território era muito grande, e os transportes precários dificultavam a aplicação deste sistema, lembrando que também as distintas culturas regionais e a crise econômica agravaram ainda mais sua execução.
Desencadeou assim, uma longa fase de agitação política que caracterizou todo o primeiro reinado e o período regêncial.

Um comentário:

  1. Eu ainda confundo um pouco os períodos da história do Brasil, além de ainda não conseguir associar direito uma linha cronológica de acontecimentos =/

    ResponderExcluir