Terremotos podem cair no vestibular.

O terremoto de 5,4 graus que atingiu a cidade de Los Angeles, no dia 29, pode servir de exemplo para um conteúdo comum de cair nas provas de vestibular: a localização das placas tectônicas.

É o atrito entre placas tectônicas - as camadas da superfície da terra, que tem cerca de 50 quilômetros de profundidade - que provoca tremores como o que assustou os americanos, explica o vice-diretor do Pré-Vestibular Mottola, também professor de Geografia, Gilson Rech. É porque o atrito entre essas camadas gera os movimentos sísmicos. Quando isso ocorre no fundo do mar, por exemplo, é formado um tsunami - a água movimentada cria uma onda gigantesca como a que devastou a Indonésia, em dezembro de 2004.

"O aluno poderá ter de responder sobre os tipos de placas e a localização delas", alerta Rech.

As placas estão "andando" constantemente. Podem ser classificadas conforme esse movimento, explica Rech. As convergentes são placas que se aproximam: as montanhas do Himalaia, por exemplo, foram resultado do choque entre duas delas, a Placa da Índia e a Placa Euroasiática. O movimento divergente é o de afastamento - a separação da América e da África, ocorrida há milhões de anos, acontece a uma velocidade média de 5 centímetros por ano.

E o movimento de subducção, uma placa mais leve (continental) por cima de outra mais pesada (oceânica), foi o responsável pela criação da Cordilheira dos Andes, diz o professor. O Brasil teve sorte em mais esse aspecto, lembra Rech. O país está situado no meio de uma placa continental: por isso raramente sente os abalos, causados pelo choque entre as placas. Já o Chile, por exemplo, está bem "na borda" de uma placa tectônica, e por isso sofre mais.

No caso de Los Angeles, o terremoto não provocou vítimas, apesar de assustar bastante. Especialmente porque aquela região dos Estados Unidos está situada sobre uma falha tectônica chamada de Falha de San Andreas, de 1,3 mil quilômetros de extensão.

Especialistas esperam um grande e devastador terremoto para os próximos 30 anos na Califórnia, chamado de "Big One". Isso porque a linha de falhas da região causa uma grande crise a cada 150 anos, aproximadamente - em 1857 foi o último grande abalo registrado. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) calcula em 99% de chances do estado ser atingido por um terremoto de magnitude superior a 6,7 pontos nas próximas três décadas - para se ter uma idéia, em 1994 um terremoto de 6,7 matou 72 pessoas e deixou 10 mil feridos em Northridge.

Conteúdo Extraido do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário